terça-feira, 29 de setembro de 2009

Programa Eleitoral

Caros Concidadãos

A Candidatura “Força Viva “ surge da convicção de um Grupo de Cidadãos Independentes que acredita que a nossa Freguesia merece Mais e Melhor.

ACREDITAMOS que São Martinho do Porto pode ir mais além;

ACREDITAMOS nos recursos naturais que esta Vila tem para oferecer, em termos de qualidade de vida e de desenvolvimento económico;

ACREDITAMOS que se pode dinamizar esta Freguesia.

NÃO ACREDITAMOS no conformismo, no desalento, na crítica isolada, na apatia que temos assistido nos últimos tempos. Não é a solução para a nossa Terra, antes permite que tudo fique na mesma.

Por isso nos apresentamos a esta eleição à Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto como uma alternativa aos Partidos Políticos, porque acreditamos no potencial das pessoas, independentemente da sua cor politica.

O que nos move é a paixão pela Freguesia de São Martinho do Porto. E a Freguesia precisa da determinação de TODOS.

O nosso Programa Eleitoral não assenta em demagogias, porque para nós a PALAVRA CONTA .

É um Programa realista, sem promessas infundadas que pretende ir ao encontro do bem-estar da população e das justas reclamações dos cidadãos.

A equipa “FORÇA VIVA” assume o seu compromisso de Honra perante os eleitores em CUMPRIR O PROGRAMA ELEITORAL apresentado.

ACÇÃO SOCIAL

- Construção do Centro de Saúde definitivo

- Melhorar as infra-estruturas de apoio à terceira idade

- Apoio às Colectividades Locais

AMBIENTE E TURISMO

- Pressionar as entidades competentes para realizarem o Desassoreamento da Baía

- Melhorar o Porto de Abrigo

- Criar parcerias que permitam divulgar os pontos turísticos mais relevantes e o comércio da nossa Freguesia

- Redefinir, com o Município, um novo procedimento de consultas em matéria de urbanização e edificação

- Alertar as Autoridades para o estado dos acessos e espaços públicos

- Dar resposta, com os meios da Junta, aos problemas mais prementes na Via Pública (que colocam em risco a segurança das pessoas)

- Melhorar o sistema de limpeza das ruas


<strong>EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

- Comparticipar as refeições e os materiais escolares para as famílias mais carenciadas da Freguesia

- Apoiar a construção de um Refeitório para a Escola Básica

- Construir uma paragem de autocarro condigna para os alunos de Vale do Paraíso, Serra dos Mangues e Venda Nova

- Lutar pela construção de um Complexo Desportivo e Cultural.

GESTÃO TRANSPARENTE DOS DINHEIROS PÚBLICOS

- Adjudicação de serviços à Junta de Freguesia através da apresentação prévia de orçamentos por todos os fornecedores.

- Divulgar no SITE da Junta de Freguesia ( A CRIAR) o Orçamento e permitir que o cidadão aceda, por via electrónica, aos serviços administrativos de forma simples e documentada

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

de Rogério Raimundo: "Estive em SMPorto com alguns pais e mães de alunos do 1º ciclo "

Contaram-me que havia promessas de obras para cozinha e sala de refeitório...Novo piso...sem prejudicar o espaço de recreio...

Uma hipótese de solução seria 2 pré-fabricados na zona do basquetebol...

Passou-se o Verão e continua a solução provisória das 140 crianças terem de se deslocar para fora do espaço escola...

O problema do ATL nas pontas na Fundação Clérigo.
O excesso de horas na escola para alguns pais e a falta de resposta de um ATL qualificado que permita a resposta à grande maioria das famílias...
A necessidade de planear a médio prazo de um novo Centro escolar...
Naturalmente abrir para 2010/2011.
Publicada por Rogério Manuel Madeira Raimundo

Inauguração da Sede de Campanha

"FORÇA VIVA"
HOJE, DIA 29/09, PELAS 21h30m
INAUGURAÇAO DA NOSSA SEDE DE CAMPANHA,
NA RUA DR RAFAEL G. GRAÇA Nº 11 A R/C DTO, ANTIGA RUA DO CINEMA.

CONVIDAMO-VOS A TODOS A COMPARECER, PARA CELEBRAR CONNOSCO O INICIO DA CAMPANHA ELEITORAL E PARA CONVIVIO E ESCLARECIMENTOS COM OS NOSSOS CANDIDATOS.

CORDIAIS SAUDAÇÕES FORÇA VIVA

domingo, 27 de setembro de 2009

Legislativas 2009

Caros concidadãos

Mais uma vez se verifica pelos resultados apresentados, que o grande vencedor foi a abstenção 39,5%.

RESULTADOS DOS PARTIDOS NA FREGUESIA

PSD .............................457
PS ..............................353
BE ...............................195
CDS .............................169
PCP/PEV ........................58
PCTP/MRPP........................8
MEP..............................6
MPT-PH...........................6
PND..............................5
PTP..............................4
MMS..............................2
POUS.............................2
PNR..............................1

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Alcobaça: Câmara adquire imóveis para requalificar zona do Mosteiro de Cós ...



A Câmara Municipal de Alcobaça está a adquirir imóveis junto ao Mosteiro de Cós para promover a reabilitação do espaço envolvente do imóvel e permitir no futuro a instalação de uma unidade hoteleira, disse hoje o presidente da autarquia.
Gonçalves Sapinho (PSD) afirmou à Agência Lusa que já foram adquiridos dois prédios urbanos, prevendo-se, até ao final de Outubro, a compra de mais dois, num investimento total de cerca de 400 mil euros.
“A ideia é demolir o casario que está na envolvente e, posteriormente, avançar para um estudo prévio que permita o desenvolvimento neste espaço de uma unidade hoteleira de turismo em espaço rural”, explicou o presidente do município.

in Radio Batalha

.... e o "Nosso" Turismo, o "Nosso" Hotel Parque, e o "Nosso" Centro Historico de S. Martinho do Porto???

A Câmara... A Junta... e as Escorregadelas

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Nos+Por+Ca/2009/9/ooops-cuidado-passadeiras-novas-mas-escorregadias.htm

quarta-feira, 16 de setembro de 2009


Força Viva em São Martinho do Porto


Almoço – Convívio
Domingo
Dia 20/09/2009 pelas 13h

Festa De Apresentação da lista de Independentes Força Viva na Albergaria Santo Antonio - São Martinho do Porto

Almoço de confraternização com porco no espeto á descrição.
Bebidas á parte

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Autarquia edita Manual de Protecção Civil para a população


“A Protecção começa em si. Colabore”, é o desafio lançado pelo Manual de Protecção Civil, que será apresentado esta quinta-feira, 17 de Setembro, pelas 11h30, no Auditório da ESDICA – Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça.

Um trabalho desenvolvido pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos – B3 ano lectivo 2007/2009 da ESDICA, em colaboração com o Gabinete de Protecção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça.

O projecto tem como finalidade “sensibilizar as populações e dar a conhecer os riscos e medidas de auto protecção, contribuindo ainda para a criação de uma cultura de protecção civil e segurança”, assim o define nas linhas introdutórias do Manual.

A edição dos 1000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente nas escolas e nos locais públicos como Juntas de Freguesia, é da responsabilidade da CMA.
Um livro que compila um trabalho de dois anos, e tem como público-alvo a população em geral, dando prioridade à população escolar.

Preocupações no regresso às aulas

O início de um ano lectivo traz preocupações acrescidas aos encarregados de educação. São as despesas, a mudança de rotinas, o acompanhamento dos filhos na aprendizagem da matéria...e à medida que as faixas etárias variam, mudam também os problemas.

A principal queixa dos pais diz respeito aos gastos a efectuar. O OESTE ONLINE pegou no exemplo de uma criança que frequenta o 1º ciclo, para mostrar que mesmo nas idades mais jovens já há orçamentos elevados para as disponibilidades existentes.

Célia Vibaldo, 44 anos, consultora imobiliária nas Caldas da Rainha, tem dois filhos em idade escolar, com 9 e 16 anos, e defende que a educação “deveria ser gratuita, mas acontece o contrário, já que só na compra dos livros se ultrapassam as disponibilidades financeiras, sendo necessária uma grande ginástica”.

“É estranho que todos os anos os manuais escolares tenham de ser diferentes. Assim não podemos pedir a pessoas que nos emprestem. Será que as matérias mudam assim tanto de um ano para o outro?”, interroga a encarregada de educação.

“Durante o ano lectivo a escola não fornece nenhum tipo de material, tendo tudo que ser custeado pelos pais”, lamenta. “Muitas vezes temos que cortar noutro tipo de despesas para poder fazer face às exigências escolares”, acrescenta.

Só nos gastos com Carolina, que entrou para o 4º ano do 1º ciclo, Célia fez um orçamento de mais de 200 euros para o início do ano. “Foram 47 euros em livros e mais 40 em cadernos, dossiês, marcadores, lápis de cor, borrachas, réguas, compassos e outro material escolar. Mas não se comprou tudo porque a professora ainda vai dar uma lista. Até duas resmas de folhas A4 vai levar para as fotocópias. Nem isso as escolas fornecem”, descreve.

Fato de treino e sapatilhas para educação física e equipamento para natação “roubam” a maior fatia do orçamento – 130 euros.

Como Carolina tem horário duplo – de manhã e de tarde – vai almoçar na escola, o que implica mais uma despesa – cerca de 25 euros por mês.

E a menina gosta da comida? “Mais ou menos, às vezes fazem a comida igual e que não presta”, confessa a própria Carolina.

As preocupações de Célia não se ficam por aqui. “Ao longo do ano vão aparecendo mais despesas. Se fizerem um passeio ou forem ao cinema pedem dinheiro”, indica.

Com tantos gastos, a consultora imobiliária, que é apoiada pelo pai de Carolina, apesar de não viverem juntos, dispensa pagar um ATL para actividades extra-curriculares. O problema de onde deixá-la depois das aulas é resolvido pelos avós, em cuja casa fica até Célia acabar o horário de trabalho.

A encarregada de educação admite que “após um longo dia de trabalho, torna-se difícil ajudar a resolver dúvidas sobre a matéria, mas como ela é uma aluna muito boa facilita a tarefa”. De qualquer forma, “este ano estava a pensar pô-la a ter explicações de matemática, porque é preciso prepará-la para os anos futuros”. Mas se Carolina tiver más notas, a mãe não pensa em dar-lhe castigos radicais. “Não é de excluir a proibição de utilização das diversões mais desejadas, mas o castigo tem de ser medido e uma conversa pode ser o suficiente”, aponta.

A Gripe A é outra preocupação. “Uma simples constipação é preocupante, muito mais será uma doença mais grave. Mas resta esperar que a escola esteja preparada para dar acompanhamento aos casos que acontecerem”, afirma.

Só um aspecto neste regresso às aulas sossega Célia. “Acho que a minha filha fica bem entregue. Ela gosta da professora e da auxiliar e a escola, apesar de pequena, tem boas condições”, reconhece.

in Oeste Online

domingo, 13 de setembro de 2009

Bolsas de estudo da CMA

Estão abertas, até ao final do mês de Novembro, as candidaturas para as bolsas de estudo anualmente atribuídas pelo Município de Alcobaça aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior.
As bolsas estão avaliadas no montante de 748.20€ e destinam-se a estudantes com manifestas carências económicas que residem no Concelho.
Como se candidatar:
Preenchimento dos documentos (consultar site do Município), que posteriormente devem ser entregues no Pelouro da Acção Social
Telefone: 262580800
ou
Edifício Paços do Concelho
Praça João de Deus Ramos
2461-501 Alcobaça

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SEF identifica 35 cidadãos estrangeiros e detecta quatro situações ilegais

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a GNR fiscalizaram hoje vários acessos às localidades de São Martinho do Porto e Nazaré e dos 35 cidadãos estrangeiros identificados detectaram quatro situações de ilegalidade.

Uma nota informativa destas autoridades refere que, em resultado destas situações de emprego em situação irregular, o SEF instaurou processos de contra-ordenação aos empresários, no valor de 22.334 euros.

O SEF efectuou também três detenções por permanência irregular no país e procedeu à notificação de dois cidadãos para comparência, com vista à continuação de processos em curso.

'Esta operação de fiscalização, programada e desenvolvida pelos operacionais do SEF e GNR, visou a verificação e análise da situação documental e a legalidade em território nacional das pessoas que circulavam naquelas vias, bem como a detecção de situação de emprego de mão-de-obra ilegal', diz uma nota informativa.

Esta acção de fiscalização enquadra-se no plano de actuação do SEF que visa 'o combate à angariação e contratação de mão-de-obra ilegal, visando, também, o aumento dos níveis de segurança pública'.

in Correio do Minho

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Caminho do Facho


Junta e Câmara obrigadas a encerrar caminho do Facho em São Martinho. A junta e a Câmara Municipal de Alcobaça foram obrigadas a encerrar um caminho, na localidade do Facho, que a Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto tinha alargado e arranjado.
A queixa de um morador daquela zona ao Ministério do Ambiente provocou, segundo a Junta de Freguesia, “o encerramento da estrada à circulação automóvel”.
O caminho em causa, que vai da rotunda do Vale do Guizo até ao Facho, percorre uma vasta área de encosta junto à falésia, referenciada há vários meses pelos serviços do Ministério do Ambiente como sendo “de risco” devido à grande instabilidade da arriba.
A área, onde foram construídas ao longo de anos algumas habitações, é zona de REN (reserva ecológica nacional) e foi considerada, mais recentemente, depois de um acidente mortal com uma arriba numa praia de Peniche, como um pedaço do território do concelho de Alcobaça de alto risco, devido à ameaça iminente de derrocada da falésia, vítima da erosão e da pressão urbanística.

in cister fm

Arribas do Oeste



A recente derrocada ocorrida numa praia em Albufeira e que vitimou mortalmente cinco pessoas veio pôr a nu uma realidade que quase todos conhecem mas muitos teimam ignorar. Uma boa parte do nosso litoral está em risco iminente de derrocada e muitas das zonas perigosas encontram-se aqui bem perto, comprova um levantamento feito pela Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Tejo divulgado na passada semana pela Agência Lusa.

Só na área abrangida pela entidade, onde se insere a costa oestina, há mais de meia centena de troços abrangidos por faixas de risco, zonas paralelas ao litoral destinadas a absorver a erosão/recuo da costa. No que diz respeito ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira Alcobaça-Mafra foram identificadas 22 áreas urbanas em faixa de risco (seis em Alcobaça, três na Nazaré, quatro em Peniche, duas na Lourinhã, duas em Torres Vedras e cinco em Mafra).

De acordo com o Ministério do Ambiente, qualquer tipo de ocupação é “severamente” condicionada ou restringida. De forma a que seja demonstrado “que se encontram asseguradas as condições de segurança necessárias para a ocupação humana dessas áreas” é fundamental que qualquer obra que seja levada a cabo assente numa “fundamentação técnica de índole geológica/geotécnica e evolutiva das arribas”.

Já no que às zonas balneares diz respeito, o levantamento da ARH aponta 30 praias em risco nos concelhos de Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Peniche, Lourinhã, Torres Vedras e Mafra. Nestas situações o Ministério da Educação diz que foi já dado início a medidas de minimização do risco, que passam sobretudo pela reposição ou reforço de sinalização, muita da qual foi vandalizada, bem como delimitação das zonas mais perigosas, tanto na base como no topo das arribas.

in Oesteonline

CP convida a ir à praia em uma hora e meia

O convite está impresso nos coloridos folhetos distribuídos pela CP: "Aproveite melhor o Verão viajando nos comboios regionais do Oeste. Viaje com toda a tranquilidade e vá directamente à praia sem perder uma maré". A imagem de um sorridente casal de surfistas acompanha um resumo horário com as ligações às praias de Salir do Porto e de São Martinho do Porto.Só que a transportadora nunca teve um horário tão mau para servir os banhistas que queiram aventurar-se naquelas praias. O número de comboios entre Caldas das Rainha e São Martinho do Porto nunca foi tão reduzido - apenas cinco comboios em cada sentido quando há 20 anos existiam nove e há 40 anos eram dez. Nos dias úteis, os passageiros só podem mesmo contar com duas composições em cada sentido, sendo que o regresso deverá ser às 17h54, numa altura em que o sol ainda está alto e apetece ficar no areal até ao cair da tarde.A coisa piora quando se olha para os horários promocionais da CP e se constata que de São Martinho do Porto para o Bombarral, os 30 quilómetros de distância são percorridos em uma hora e 26 minutos! Ou seja, à velocidade média de 20 quilómetros/hora.E não é caso único. Para percorrer os mesmos 30 quilómetros, as restantes ligações demoram uma hora e quatro minutos e uma hora e oito minutos. Com uma notável excepção: há um comboio que faz a viagem em 36 minutos. Um autêntico TGV para os parâmetros da Linha do Oeste. A CP não engana os clientes quando refere expressamente "viaje com toda a tranquilidade". Mas troca-lhes as voltas quando acrescenta: "e vá directamente à praia sem perder uma maré". É que os comboios não são directos. A empresa obriga os potenciais veraneantes a mudar de comboio nas Caldas da Rainha e a esperarem entre 36 e 50 minutos pelo comboio seguinte. Os passageiros não percebem por que motivo saem de uma composição para entrar noutra exactamente igual, tudo isto numa estação que até nem está no fim da linha, mas exactamente no meio do corredor ferroviário que liga Lisboa à Figueira da Foz/Coimbra. Sobre as razões para esta situação, a CP respondeu que "garante o serviço necessário ao público, dentro das suas possibilidades e constrangimentos relativos quer à infra-estrutura, quer à disponibilidade de material". No entanto, segundo o PÚBLICO apurou, não há por parte da Refer qualquer constrangimento a que as viagens prossigam sem ter que se efectuar transbordos.Estas mudanças levam a que as viagens que a CP anda a promover sejam tão morosas e explicam também que a maioria das pessoas do Oeste prefira ir à praia de automóvel.Em 1989, a viagem entre Bombarral e São Martinho do Porto demorava entre 30 e 47 minutos e em 1966 era possível ir à praia de comboio em meia hora. Hoje demora-se três vezes mais, mas, em contrapartida, há panfletos nas estações a anunciar que "quem vai de comboio não perde uma maré".
Os Comboios da Linha do Oeste estão longe de poderem competir com os meios de transportes rodoviários

in http://maissaomartinhodoporto.blogspot.com/ e Jornal Publico

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A lista Força Viva, informa acerca da criação do Blog e página da Candidatura da Sr Ana Branco - Bloco de Esquerda

Mais uma vez a lista Força Viva, informa acerca da criação de um Blog, neste caso é a Candidatura da Sr Ana Branco - Bloco de Esquerda, agradecendo que o consultem e façam comentários, e enviem tanto para um como para outro Blog, para que tudo seja publicado.

http://anabranco-saomartinhodoporto.blogspot.com/

Cordiais Saudações Força Viva á Sr Ana Branco e ao Bloco de Esquerda

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Apresentação do Futuro Centro de Saude, da Autoria da Arqª Elisabete Mendes - CM Alcobaça


No passado dia 1 de Setembro foi apresentado o Projecto para o Cento de Saude definitivo da Freguesia de São Martinho do Porto, a Câmara Municipal de Alcobaça deu forma ao que será a futura Extensão de Saúde na Vila.
Projectado a partir de um programa pré-definido pela Administração Regional de Saúde, de acordo com o estudo apresentado pela mesma entidade,segundo a sua autora, o projecto segue linhas bastante diferentes da envolvente com o objectivo que o edifício se destaque, de forma a reflectir o carácter de edifício público.

O PROJECTO
Através de uma só linha se desenha todo o edifício. Este surge suspenso cerca de 0.30m da cota térrea e alinhado ao lado Nascente do terreno, permitindo assim libertar todo o restante para estacionamento e espaços verdes.
O projecto desenvolve-se segundo três núcleos sequenciados por dois jardins interiores, remetendo para a presença da natureza, forte referência na vila de S. Martinho do Porto.
Núcleo de espera - toda esta área é dotada de grande contacto e visibilidade para o exterior;
Atendimento - espaço reservado para os gabinetes e salas de tratamentos;
Serviços - acessível apenas ao pessoal onde se situam todos os serviços de apoio.
Todos os acessos e o próprio edifício foram desenhados tendo em conta a utilização do mesmo por pessoas de mobilidade condicionada.

ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
TOTAL: 538.200.00€

LOCALIZAÇÃO
Rua da Bomba, em frente à habitação social.

Fonte:Lusa

Registo de Vereador Rogério Raimundo, acerca de inauguração do "NOVO" Centro de Saude


É preciso ter memória e as notícias do "novo" centro de saúde de São Martinho do Porto

É preciso ter memória...

Presidente Sapinho marimbou-se durante 11 anos para a miséria que era o Centro de Saúde de São Martinho do Porto...

Agora, no final do mandato fez este nº espectacular, à custa do orçamento camarário, que mesmo que ele diga que não o é, é, de facto, um acto de propaganda eleitoral!!!
Tal como fez na Benedita, apresentando 4 projectos, sem terem ido a reunião de Câmara, ostensivamente, desrespeitando o órgão Câmara Municipal, agora, em SMPorto, apresentou mais projectos sem terem ido ao Executivo, à excepção das obras da EB2,3 e Sec de SMporto.
Recordando as trapalhadas dos últimos tempos:
- o blá blá que o enrolou dum dito investidor privado que iria doar um novo Centro de Saúde; quantas vezes o anunciou com pompa e circunstância?

- o negócio da compra de uma propriedade para centro de saúde provisório (quantas vezes anunciou com pompa...?);

- e a não aceitação pela DG de saúde de LVTejo e a cena feito Egas Moniz de ida ao banco (quantas vezes anunciou com pompa...?)

- foi ele próprio (gabou-se ele...) a desencadear o processo de fecho do centro de saúde abruptamente;

- na pressa acertou com a ARS de LVT que até final de Junho as lojas do "Fortunato" estariam prontas;

- nos dias com + gente em SMPorto houve a necessidade do autocarro da Junta, em todos os dias, fazer vai-vém para o Centro de Saúde de Alfeizerão;

e agora sobre os factos de 1 de Set
da inauguração das belas instalações provisórias,
na Rua D. Afonso Henriques, lote 19, na Urbanização Fortunato,
temos de seguida as notícias do Tinta Fresca e da Rádio Cister...

O meu registo pessoal só acrescenta:

- Presidente Sapinho estava muito nervoso, com a voz a falhar, mas eufórico, contra os más línguas... até deu vivas ao Intermarché no discurso de inauguração.

in UNIR Alcobaça, por Rogério Raimundo