quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Publicado na Região Cister da semana passada

"Listas de independentes duplicam em quatro anos

Há um total de 16 listas de independentes que vão disputar eleições no concelho de Alcobaça no próximo dia 11 de Outubro.

E se há quatro anos apenas oito listas apartidárias foram a votos nas freguesias, o facto de terem duplicado nestas eleições pode muito bem espelhar o crescente descontentamento dos cidadãos, sobretudo com o trabalho que os partidos fazem na escolha dos candidatos, como alguns independentes já desabafaram ao REGIÃO DE CISTER.
Só para a Junta de Freguesia de Évora são duas as listas de independentes que se apresentam às urnas: Paulo Palmeira e José Damásio Vicente. O mesmo acontece no Vimeiro, com Joaquim Custódio e Carlos Pereira da Cruz, e em Turquel, com Ana Maria Tinta e Augusto Ferreira Luís.
De resto, há independentes a lutar pelas freguesias de São Martinho do Porto (Joaquim Clérigo), Benedita (Carlos Machado), Prazeres (José Lourenço), Bárrio (Orlando Pereira), Cós (Álvaro Santo), Vestiaria (António André), Alpedriz (Helder Cruz), Alcobaça (Luís Silva) e Alfeizerão (Adélia Silva).
Destes, há seis autarcas que cumprem vários mandatos eleitos como presidentes de Junta como independentes. É o caso de Helder Cruz, Álvaro Santo, António André, Orlando Pereira, José Lourenço. Joaquim Custódio, por seu lado, é o independente mais recente nas lides autárquicas, já que vai no primeiro mandato.
Este ano será a primeira vez que uma lista sem sigla partidária concorre à Câmara. É a de José Pedrosa, que resolveu avançar depois de dissidências com o PS.

Ana Ferraz"