segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Extensão de saúde de São Martinho do Porto


A Extensão de saúde de São Martinho do Porto, é inaugurada amanhã, dia 1 de Setembro. A abertura deveria ter ocorrido na sexta-feira passada.

A Administração Regional de Saúde alegou vários motivos para o seu adiamento, entre os quais o desgaste do material existente no antigo Centro.

Força Viva informa acerca do blog da candidatura Psd

A lista Força Viva, informa acerca da criação do Blog e página da Candidatura do Sr Ernesto e do Sr Pereira, agradecendo que o consultem e façam comentários, e enviem tanto para um como para outro Blog, para que tudo seja publicado.

http://www.psd-smartinhodoporto.com/

Cordiais Saudações Força Viva ao Sr Ernesto e ao Sr Pereira... e restante Equipa

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Publicado na Região Cister da semana passada

"Listas de independentes duplicam em quatro anos

Há um total de 16 listas de independentes que vão disputar eleições no concelho de Alcobaça no próximo dia 11 de Outubro.

E se há quatro anos apenas oito listas apartidárias foram a votos nas freguesias, o facto de terem duplicado nestas eleições pode muito bem espelhar o crescente descontentamento dos cidadãos, sobretudo com o trabalho que os partidos fazem na escolha dos candidatos, como alguns independentes já desabafaram ao REGIÃO DE CISTER.
Só para a Junta de Freguesia de Évora são duas as listas de independentes que se apresentam às urnas: Paulo Palmeira e José Damásio Vicente. O mesmo acontece no Vimeiro, com Joaquim Custódio e Carlos Pereira da Cruz, e em Turquel, com Ana Maria Tinta e Augusto Ferreira Luís.
De resto, há independentes a lutar pelas freguesias de São Martinho do Porto (Joaquim Clérigo), Benedita (Carlos Machado), Prazeres (José Lourenço), Bárrio (Orlando Pereira), Cós (Álvaro Santo), Vestiaria (António André), Alpedriz (Helder Cruz), Alcobaça (Luís Silva) e Alfeizerão (Adélia Silva).
Destes, há seis autarcas que cumprem vários mandatos eleitos como presidentes de Junta como independentes. É o caso de Helder Cruz, Álvaro Santo, António André, Orlando Pereira, José Lourenço. Joaquim Custódio, por seu lado, é o independente mais recente nas lides autárquicas, já que vai no primeiro mandato.
Este ano será a primeira vez que uma lista sem sigla partidária concorre à Câmara. É a de José Pedrosa, que resolveu avançar depois de dissidências com o PS.

Ana Ferraz"

sábado, 22 de agosto de 2009

Candidatos - Força Viva

Conferência S. Vicente de Paulo - Recolha de Donativos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Terra Viva - lista de Alfeizerão na internet

Este é o Endereço na internet da lista de independentes de Alfeizerão "TERRA VIVA"


http://independentesterraviva.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Novo Blog de São Martinho do Porto

Esta semana surgiu um novo blog de S. Martinho na blogosfera.

Endereço de novo Blog de São Martinho do Porto

http://maissaomartinhodoporto.blogspot.com/

Amigos de São Martinho do Porto

São Martinho do Porto, 13 de Agosto de 2009

Conforme prometido, os Amigos de São Martinho do Porto não se vão calar nem compactuar com os enredos e falsidades transmitidos à população da nossa Vila, de forma a “acalmar” os ânimos entre a Fundação e o Povo.
As últimas notícias publicadas nos órgãos da Comunicação Social, em Julho do corrente ano, em que os Amigos de São Martinho do Porto trouxeram a público a intenção do actual Presidente da Fundação alterar os estatutos da Instituição, para seu benefício em detrimento da população, atitude que em conjunto com uma serie de “mandamentos” do Sr. Presidente em parceria com a Sr.ª Directora Técnica (incluindo o escandaloso fecho da Creche, Infantário e C.A.T.L. durante todo o mês de Agosto), levou à revolta da população, que nesta altura estava a organizar-se para tomar a Fundação de “Assalto”. Esta medida drástica era a forma mais eficaz para que os nossos governantes (do Governo Civil de Leiria, da Câmara Municipal de Alcobaça e da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto) resolvessem o problema da Administração ilegal e isolada da Fundação, o mais rápido possível.
Com a publicação da referida notícia, o Exmo. Sr. Governador de Leiria “apressa-se” a reunir, no Governo Civil, com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto (responsáveis pela nomeação dos membros para a Administração). Para ”acalmar” a população e evitar um escândalo público, o Sr. Governador de Leiria indica, em sua representação, um técnico profissional do Governo Civil (que inclusivamente teve que interromper as suas férias para colaborar na resolução deste problema) com o intuito de reunir em Leiria no Governo Civil, com os representantes dos pais e encarregados de educação das crianças que frequentam a instituição, assim como com a própria família (Clérigo) do Fundador da instituição.
Nestas reuniões em Leiria, é público que o Governo Civil comprometeu-se que até ao final da terceira semana do já passado mês de Julho, iria ser feita a nomeação dos órgãos para a Administração e que os pais e encarregados de educação iriam ser contactados, na referida semana. Pois até hoje este facto não aconteceu e parece-nos que nem vai acontecer, mesmo após se ter contactado, por telefone, o Governo Civil, para através do técnico profissional indicado pelo senhor Governador (que estava tão empenhado no assunto, e foi de férias sem cumprir com o combinado), se tentar perceber o que se passou para não cumprirem com a sua palavra.
Também é público que o senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, o Dr. Sapinho, se encontra de férias nesta magnifica Vila e mesmo de férias continua a reunir-se secretamente com o seu amigo, ou seja, o Sr. Oliveira, Presidente da Fundação, apoiando-o na sua ilegalidade, mesmo sabendo que este senhor não é colaborante com a população. O Dr. Sapinho não deveria misturar amizade pessoal com interesses da população, de uma das freguesias que ele politicamente representa…
É vergonhosa a forma como se mente à população. Já se chegou à conclusão que a intenção do Governo Civil não foi a de solucionar o problema, mas sim a de tentar que a população não tomasse a instituição de “Assalto”. Mas tanto a população como os Amigos de São Martinho do Porto estão atentos e não vão ser os nossos políticos que os vão continuar a enganar. A população por respeito e consideração depositou confiança na atitude prometida pelo Governo Civil, e este não agiu conforme prometido. Visto tudo o que foi prometido não passar de uma farsa, a população sente-se ofendida e promete:

UMA NOVA TOMADA DE ASSALTO ESTÁ A SER PLANEADA

Sem mais comentários…
Cumprimentos,

Os Amigos de São Martinho do Porto

Obs. Os Amigos de São Martinho do Porto agradecem, desde já, a todos os jornais, que através das suas publicações demonstram a confiança depositada neste grupo, publicando os nossos artigos democraticamente e sem qualquer tipo de medo ou represálias. A todos o bem-haja!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

São Martinho do Porto na Região Turismo do Oeste




Alcobaça e Nazaré integram oficialmente pólo turístico do Oeste
Os concelhos de Alcobaça e da Nazaré estão, desde esta quarta-feira, integrados oficialmente na Entidade Regional do Turismo do Oeste.

A integração tornou-se oficial esta quarta-feira, 12 de Agosto, com a publicação em Diário da República do decreto-lei nº187/2009, que introduz a alteração ao decreto-lei nº67/2009, de 10 de Abril, que aprova o regime jurídico das áreas regionais de turismo de Portugal continental e dos pólos de desenvolvimento turístico, a delimitação e características, bem como o regime jurídico da criação, organização e funcionamento das respectivas entidades regionais de turismo.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dragagens na Baía

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. (IPTM), aprovou o Processo de Concurso Público para a empreitada de Dragagens de Manutenção da Baía de S. Martinho do Porto.
Esta intervenção, cujo investimento será de cerca de 440 000 euros, irá repor as condições de transposição da barra e canal de acesso ao cais.
A realizar num período de três meses, a empreitada prevê a dragagem na zona da barra à cota de -4m, numa extensão de 60 metros, com uma largura de 40 metros, associado a um canal 90 metros de comprimento e 40 metros de largura, à mesma cota.
A partir da barra será dragado para o interior da baía um canal de acesso ao cais, numa extensão de 300m por 40m de largura de rastro, à cota de -3m, associada a uma pequena bacia de estacionamento, junto ao cais, dragada a -2m.
Estas dragagens, solicitadas há muito pelos veraneantes e utentes desta baía, totalizarão cerca de 31 500m3 de areias e siltes, a imergir ao largo.

in Jornal das Caldas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Movimento " sao martinho para caldas"

Movimento quer S. Martinho do Porto integrado nas Caldas
Um movimento de cidadãos residentes em S. Martinho do Porto,está a desenvolver algumas iniciativas com vista a uma eventual integração daquela vila no concelho de Calda das Rainha.
Este movimento começou a ‘luta’ há 12 anos, com a recolha de 3. 500 assinaturas para a organização do processo com vista à passagem da vila para o concelho caldense, mas acabaram por desistir da ideia, alegando falta de apoio da então Junta de Freguesia. “Como passaram 12 anos e as coisas não melhoraram em S. Martinho do Porto decidimos reactivar o movimento para lutarmos pela mudança de concelho”, explicou António Costa, líder do movimento reactivado há poucas semanas.

publicado no Diário de Leiria de 11 de Agosto

endereço do Blog:

http://saomartinhoparacaldas.blogspot.com/

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Inauguração das Piscinas de Salir do Porto


As piscinas de Salir do Porto estão a funcionar desde o dia 1 de Agosto. A obra orçada em cerca de 1,2 milhões de euros foi inaugurada a 31 de Julho, mas o presidente da Junta de Freguesia quer agora uma cobertura para manter as piscinas abertas durante o Inverno. Previsto está também a construção de um açude insuflável na foz do rio Salir.

“Com esta obra damos um passo de gigante para que o turismo possa ser um ponto de honra em Salir do Porto”. Foi com estas palavras que o presidente da Junta de Freguesia, Abílio Luís, se referiu ao equipamento que acredita ser a futura atracção turística desta localidade e um dos mais belos da região.

in Gazeta das Caldas

Centro de Saúde (Provisório) de São Martinho inaugura este mês





Em Maio, após a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo ter encerrado o Centro de Saúde de São Martinho do Porto por falta de condições, a Câmara de Alcobaça prometeu, no espaço de um mês, fazer obras de adaptação num imóvel na Rua D. Afonso Henriques (Urbanização Fortunato).
Em Julho, as portas da extensão deviam ter aberto, mas tal não aconteceu e os utentes continuam a deslocar-se ao Centro de Saúde de Alfeizerão
Ao REGIÃO DE CISTER, Hermínio Rodrigues, vereador das Obras Públicas na Câmara de Alcobaça, referiu que os trabalhos estão “praticamente concluídos”, mas a extensão só vai ser inaugurada no segundo semestre deste ano.
Aquando do encerramento do Centro, a população manifestou-se à porta da extensão contra a solução encontrada pela Câmara e Junta de Freguesia: consultas em Alfeizerão. Os utentes temiam que São Martinho deixasse de prestar cuidados na área da saúde.
Poucos dias depois do encerramento da extensão, a Câmara de Alcobaça e a ARS assinaram um protocolo para a construção de um Centro de Saúde de raiz no bairro social da vila, como já há alguns anos tinha sido projectado para o bairro social.
Segundo o presidente da Junta de São Martinho, Manuel Antunes Pereira, faltam apenas alguns trabalhos de electricidade e pinturas nas instalações provisórias do Centro de Saúde da vila.

In região de cister

domingo, 9 de agosto de 2009

Ciclovia de São Martinho - Alfeizerão

A Ciclovia de S. Martinho do Porto - Alfeizerão parou devido ao impasse nas negociações entre a Câmara e um dos privados.
A realização da ciclovia, que irá ligar Alfeizerão a São Martinho do Porto, não está em dúvida, segundo Gonçalves Sapinho “ A obra só ainda não aconteceu devido ao prolongamento das negociações com o proprietário de um terreno por onde irá passar a ciclovia”.
A propriedade em causa é de um octogenário, recentemente hospitalizado por questões de saúde, e «os filhos recusaram viabilizar o negócio com a Câmara sem a presença do pai», disse à rádio Cister Gonçalves Sapinho, adiantando que «o dono já terá tido alta e que as negociações deverão, agora, ser retomadas».
A CDU, através de Rogério Raimundo, anunciou que pretende ver clarificadas, algumas questões que envolvem a realização desta ciclovia entre Alfeizerão e São Martinho do Porto. Uma vez que: «a empresa Estradas de Portugal já concluiu a repavimentação do troço, entre as duas vilas do concelho de Alcobaça, sem que fosse criada uma zona pedonal».

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Posto de Combustivel Junto a escola ???....




Vai abrir um Posto de combustíveis junto a zona residencial em S. Martinho do Porto
O grupo “Os Mosqueteiros” prepara-se para abrir uma superfície comercial de médias dimensões, com posto de combustíveis, numa zona residencial de São Martinho do Porto.

O caso já começou a levantar desconforto junto de alguns habitantes que falam em «perigo» tendo em conta que a superfície comercial e o posto de combustíveis se localizam perto de casas e da Escola C+S.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, confirma a existência de um posto de abastecimento de combustíveis na superfície comercial que irá abrir, dentro em breve, na vila de S. Martinho do Porto, junto à Estrada Nacional 242.

De acordo com Gonçalves Sapinho «o posto de combustíveis, assim como a sua localização, cumpre todos os requisitos legais e pareceres pedidos» pelo que, adiantou, «não há nada que impeça a sua abertura».

O autarca classificou «de preocupação relacionada com o aproximar das eleições» a indignação colocada por alguns residentes pela abertura daquele posto de combustíveis, numa das principais entradas para a vila de S. Martinho do Porto.

In Cister.fm

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Passeio Pedestre ao Luar - Casa da Cultura José Bento da Silva

PASSEIO PEDESTRE AO LUAR
Sábado 8 de Agosto

PERCURSO A PARTIR DO JARDIM DO LARGO ENG. FREDERICO ULRICH (JUNTO AO CAIS), SUBINDO EM DIRECÇÃO À COLINA DE SANTO ANTÓNIO E DO CRUZEIRO, DEPOIS EM DIRECÇÃO Á QUINTA DO JOÃO BRANCO E, PELO ANTIGO CAMINHO DA QUINTA, EM DIRECÇÃO AO CENTRO HISTÓRICO, DESCENDO PELA CALÇADA DA GLÓRIA EM DIRECÇÃO À PRAIA E PELO AREAL E PELO PASSADIÇO, EM DIRECÇÃO A SALIR, COM REGRESSO PELO SAPAL E PELO PASSEIO DA MARGINAL.

TRAZ UMA LANTERNA PARA ILUMINAR O TEU CAMINHO, UM POEMA PARA HOMENAGEAR A LUA E TERMINAREMOS A NOITE COM UMAS CANTIGAS.

PARTICIPAÇÃO ABERTA A TODOS

RECOMENDA-SE O USO DE CALÇADO APROPRIADO PARA O CAMPO E INDUMENTÁRIA ADEQUADA ÀS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS

CONCENTRAÇÃO E PARTIDA :
21h00 – Pimpões – Caldas da Rainha;
21h30 – Jardim junto ao cais – S. Martinho do Porto

CASA DA CULTURA JOSÉ BENTO DA SILVA
Rua Professor Eliseu, 2 2460-676 S. MARTINHO DO PORTO
Tel. 262980885 Fax 262980886 Tlm 967019582 Sr Cipriano Simão

Actividades no Verão de S. Martinho

1 de Agosto - Concerto de Edu Miranda Trio

8 de Agosto, - Regata de aniversário e jantar do porco do Clube Náutico de S. Martinho do porto e festa de abertura na discoteca Green Hill, na Foz do Arelho.

12 de Agosto - Festa Olá! Semanário e Regata Tradicional do clube náutico.

16 de Agosto - 2ª Travessia da Baía a Nado.

19 e 20 de Agosto, de manhã, duas etapas do Passeio de Bicicletas entre S. Martinho do Porto e o Your Hotel & Spa (Fervença) e Alcobaça.

20 de Agosto na Discoteca Green Hill, na Foz do Arelho, ‘Festa Pais e Filhos’.

22 de Agosto - Baile de Chitas

23 de Agosto - Abraço à Baía (às 16h00).

29 de Agosto - Regata de Encerramento do Clube Náutico e Missa Campal, no Adro da Igreja, (às 19h00).