quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Caminho do Facho


Junta e Câmara obrigadas a encerrar caminho do Facho em São Martinho. A junta e a Câmara Municipal de Alcobaça foram obrigadas a encerrar um caminho, na localidade do Facho, que a Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto tinha alargado e arranjado.
A queixa de um morador daquela zona ao Ministério do Ambiente provocou, segundo a Junta de Freguesia, “o encerramento da estrada à circulação automóvel”.
O caminho em causa, que vai da rotunda do Vale do Guizo até ao Facho, percorre uma vasta área de encosta junto à falésia, referenciada há vários meses pelos serviços do Ministério do Ambiente como sendo “de risco” devido à grande instabilidade da arriba.
A área, onde foram construídas ao longo de anos algumas habitações, é zona de REN (reserva ecológica nacional) e foi considerada, mais recentemente, depois de um acidente mortal com uma arriba numa praia de Peniche, como um pedaço do território do concelho de Alcobaça de alto risco, devido à ameaça iminente de derrocada da falésia, vítima da erosão e da pressão urbanística.

in cister fm